Seguro de vida – Como Funciona?
O seguro de vida não possui a mesma popularidade no Brasil que tem nos Estados Unidos ou Canadá. No entanto, a procura por ele vem aumentando cada vez mais em nosso país, e não à toa. Afinal de contas, ele é uma segurança para os seus dependentes caso você não possa mais sustenta-los, seja por motivo de morte ou invalidez permanente.
Como funciona
O prêmio do seguro de vida é calculado a partir da idade do segurado. Em geral, as empresas têm restrições de idade para primeira apólice, não permitindo que sejam adquiridas por aqueles com mais de 65 ou até mais de 60 anos. No entanto, elas permitem que clientes nessa faixa etária renovem seus contratos, embora talvez aumentem o preço.
Ao contrário do seguro de acidentes pessoais, o seguro de vida também concederá a indenização em caso de morte natural. O segurado tem o direito de indicar quem serão os beneficiários e, caso não indique, a indenização será concedida de acordo com a lei de herança (metade para o cônjuge e a outra metade dividida entre os herdeiros diretos de acordo com a vocação hereditária). A vantagem é que a indenização do seguro pode ser liberada imediatamente, sem a burocracia que envolve os outros processos de herança.
É importante lembrar que o seguro de vida funciona de forma diferente de uma pensão. Em geral, a seguradora pagará todo o montante estipulado em contrato de uma vez, e não como renda mensal, que é o caso da pensão.
Cobertura
A cobertura básica do seguro de vida inclui indenização em caso de morte ou em caso de invalidez permanente. No entanto, existem contratos que podem incluir doenças graves, despesas médicas e hospitalares em casos de acidentes pessoais e indenização em caso de morte de cônjuge e filhos inclusos na apólice.
Existem apólices que garantem até serviços de assistência familiar, como babá em transporte escolar em caso de um dos pais estar hospitalizado. Muitas oferecem, também, serviço funerário.
Individual ou coletiva?
Existem dois tipos de contratação do seguro de vida: individual e coletiva.
Individual: cobre o risco de uma única pessoa física, que é responsável pelo pagamento e pela contratação do plano. Tem o prêmio calculado de acordo com as características pessoais do contratante (sexo, idade, profissão, estilo de vida, etc).
Coletiva: é feita por uma empresa, associação ou clube, e favorece pessoas físicas que possuem alguma relação com a instituição. Não há negociação com os segurados, e as cláusulas do contrato são definidas pelo estipulante. O pagamento pode ser dividido entre empresa e segurado, ou pago integralmente por algum dos dois. Apesar de ter como desvantagem a personalização, tem como vantagem o valor, geralmente mais baixo.
Esse texto sobre seguro de vida foi útil para você? Comente e compartilhe em suas redes sociais!
Seja qual for a apólice e a cobertura que você deseja em seu seguro de vida, é muito importante fazer a cotação com uma corretora de seguros qualificada.
Entre em contato conosco e preencha o formulário abaixo! Teremos o maior prazer em cotar ou simplesmente te orientar em relação ao produto já contratado.
Na hora de cotar seu seguro, opte pela Seguro Bem Fácil, a maneira fácil, barata e segura de proteger seu patrimônio, sua saúde e a vida de quem você ama.